domingo, 5 de setembro de 2010




A Morada dos Baís, foi um dos primeiros sobrados construídos entre 1913 e 1918 em Campo Grande para residência da família Bernardo Franco Baís. Após sua morte, o prédio foi utilizado para hotelaria e, a partir da década de 1940 quando ali foi instalado um pensão administrada por Nominando Pimentel, o local passou a ser conhecido como Pensão Pimentel.

Em 1947 um incêndio consome o madeiramento de cobertura e o piso original do prédio. No final da década de 1970 deixa de ser pensão e passa e passa a ser utilizado para diversas atividades comerciais.
Em 4 de julho de 1986, as instalações foram consideradas patrimônio público através do decreto de tombamento nº 5.390>
Foi iniciada então a restauração em 1994, foram resgatadas afrescos pintados em paredes internas do prédio por Lígia Baís, filha de Bernardo Franco Baís.
Em 1995, sob a denominação de “Morada dos Baís o local foi aberto ao público com a proposta de se tornar um novo espaço cultural para a capital”.







Luzes de Natal da Morada dos Baís

Paque dos Poderes


Parque dos Poderes visto de cima. Repare que há muito verde, além do que a fauna natural desse local convive hamorniosamente com o homem.




O Parque dos Poderes é um parque localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Abriga diversos setores da administração estadual e também a infra-estrutura da TV Brasil Pantanal. Dirigir dentro do parque exige atenção, principalmente à noite, para não atropelar algum animal (lobinhos, quatis e tatus) que moram na reserva ao lado. E de dia, porque, principalmente nos fins de semana, o parque é tomado pelos adeptos da caminhada e da bicicleta.

Parque das Nações Indígenas


As 2 fotos acima são imagens do Parque das Nações Indígenas, um dos postais da cidade.

Originalmente conhecido como Parque do Prosa, o Parque das Nações Indígenas é localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. É considerado um dos maiores parques (dentro de um perímetro urbano) do mundo[1], com uma extensão de 119 hectares. Oferece infra-estrutura adequada para a prática de lazer, diversão e esporte. Dispõe de quadra de esportes, pátio para skate e patins, sanitários, pista asfaltada para caminhada de quatro mil metros, lanchonetes, policiamento e um grande lagoProsa. Dispõe também de local para apresentações, Museu do Índio, Museu de Arte Contemporânea, Museu de História Natural, além do Monumento do Índio. formado próximo à nascente do córrego 70% de sua vegetação é formada por gramas e árvores ornamentais originárias do seu projeto de paisagismo. Uma grande quantidade de espécies de árvores são preservadas, como por exemplo o jenipapo, a mangueira e a aroeira. Em seu interior foram encontrados por pesquisadores evidências da presença de povos pré-colombianos, não sendo descartada, portanto, que a região tenha sido habitada na pré-história.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Morenão

estadio-orlando-scarpelli-florianopolis-sc.jpg

Estádio Pedro Pedrossian – Campo Grande – MS

O estádio Pedro Pedrossian, ou Morenão, como é chamado, é um estádio de futebolCampo Grande, Mato Grosso do Sul. O estádio está situado na zona sul da cidade de Campo Grande, dentro do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É o maior estádio de futebol de Mato Grosso do Sul. O estádio tem esse nome em homenagem ao então governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, na época da fundação da UFMS (UEMT-1971).


Primórdios

Foi inaugurado em 7 de março de 1971. O primeiro jogo do estádio foi entre Flamengo e Corinthians, ganhado pelo Flamengo por 3-1. O primeiro gol foi marcado por Buião, do Flamengo.

Copa de 2014

A cidade de Campo Grande apostou em melhorias no Estádio Morenão para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O projeto previa o investimento de cerca de R$ 500 milhões para aperfeiçoamento da infra-estrutura no local e na cidade para se adequar às normas exigidas pela Fifa. Atualmente com capacidade para 45.000 torcedores, o Estádio Morenão teria seu número de lugares reduzido para 44.355 espectadores. A intenção era a instalação de cadeiras individuais e numeradas, além de camarotes e modernas instalações para atender a imprensa. Na parte externa, o projeto previa a disponibilização de um estacionamento que comportaria 7.445 carros de passeio e 2.339 vagas para ônibus. Ainda esta prevista a construção do Metrô de Superfície, que ligará o Aeroporto Internacional ao Estádio Pedro Pedrossian até o estádio. Outro trunfo em Campo Grande é a proximidade do Hospital Universitário, que fica a apenas 800m do Estádio Morenão. Dotado de equipamentos para atender urgências e emergências, o hospital, que tem 221 leitos disponíveis, seria utilizado como base médica. O projeto ainda ressaltava melhorias para a infra-estrutura da cidade. Estavam previstos investimentos no setor de transporte urbano, reforma e ampliação do Aeroporto Internacional, ampliação da rede hoteleira, investimentos na saúde e segurança pública e divulgação do turismo de natureza. Campo Grande não foi escolhida para sede da Copa 2014, e algumas melhorias foram feitas para o jogo Brasil x Venezuela do dia 14 de outubro de 2009

Curiosidades

É o maior estádio universitário da América LatinaTem o apelido de Morenão em referência à cidade de Campo Grande, conhecida como Cidade Morena devido à cor avermelhada de seu solo.A maior lotação do estádio foi de 38.122 torcedores em 23 de fevereiro de 1978, quando o Operário venceu o Palmeiras por 2-0